Reciclagem de Pneus no Brasil


Reciclagem de Pneus no Brasil é a segunda maior

Pneus de veículos fazem uma contribuição significativa para a geração de resíduos no planeta, além de ajudar na proliferação da dengue. Por exemplo, as estimativas mostram que no Brasil são jogados fora anualmente 30 milhões de pneus. Que permanecem na natureza por até 60 anos até virarem pó.

Em resposta aos problemas ambientais e riscos à saúde apresentados pelas inúmeras pilhas de sucata de pneus descontrolados e abandonadas em todo o mundo, a maioria dos países industrializados criaram um quadro jurídico para resolver esse problema. Os regulamentos variam de país para país, mas o principal impulso de tal legislação é exigir a remoção de pilhas abandonadas, e incentivar a criação de indústrias de reciclagem de pneus através do uso de subsídios do governo.

No Brasil a resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente de 1999, determina que as indústrias de pneus brasileiras descartem corretamente os pneus usados.

A forma encontrada para a reutilização dos pneus usados foi à criação de empresas que fazem a recauchutagem dos mesmos. No Brasil são recauchutados cerca de 18 milhões de pneus por ano, em um negócio que gera uma receita de mais de R$ 6 bilhões ao ano.

O processo de recauchutagem de pneus aumenta a vida útil do pneu, economiza milhões de litros de óleo a cada ano, já que a recauchutagem de um pneu gasta apenas 7 litros de óleo, enquanto a fabricação de um novo gasta 22 litros.

Mas infelizmente ainda existe o problema dos pneus que não podem ser recauchutados ou reformados e são chamados de pneu inservível, e encontra um destino para eles tem sido um grande desafio para países de todo mundo.

O governo tem incentivado a criação de indústria de reciclagens de pneus inservíveis para a produção de: tapetes, correias, solas de sapato, para choque para docas, preenchimento de subleito e aterros, construção de rodovias, pastilhas e sapatas de freio, etc.

Este processo é feito após a remoção dos grânulos de aço, e os pneus são triturados e misturados a outros materiais para poderem ser reutilizados.

Reciclagem de pneus para jardim 7

Reciclagem de pneus para jardim 6

Reciclagem de pneus para jardim 5

Reciclagem de pneus para jardim 4

Reciclagem de pneus para jardim 3

Reciclagem de pneus para jardim 2

Reciclagem de pneus para jardim

SONY DSC




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *