Reciclagem de Alimentos Orgânicos no Brasil – O que Fazer

Inúmeras maneiras de reciclar restos d alimentos

Você sonha em ter uma casa com lixo zero? Você se preocupa com o que os restos de alimentos podem causar ao meio ambiente? Você está constantemente à procura de maneiras novas e inteligentes para fazer a reciclagem e alimentos orgânicos?

Bem, então este artigo é para você! No esforço de toda a comunidade para transformar lixo em tesouro, nós criamos uma lista de dicas para ajudá-lo a reciclar restos de alimentos que normalmente são jogados no lixo. É bom para você, para o planeta, e para seu bolso.

Cascas de frutas e vegetais

Há um monte de maneiras de reciclar os restos de frutas e vegetais.

Limpador de uso geral

Fazer uma mistura de vinagre com cascas de limão ou laranja é uma excelente forma de fazer um produtos de limpeza maravilhoso, totalmente natural.

Combinando as propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas do vinagre com os poderes de dissolver a gordura dos citros é uma ótima maneira de limpar sua casa e ainda deixar um cheiro maravilhoso.

Para fazer, remova todas as partes internas e coloque as cascas das frutas cítricas em um frasco; cubra completamente com vinagre. Deixe a mistura descansar por duas semanas, depois coe as cascas e transfira o líquido para um frasco com spray.

Caldo de vegetais

Quando você está cortando vegetais para preparas as refeições, certifique-se de guardar as cascas, peles, caules, folhas e outros pedaços que podem ser usados para fazer um delicioso e nutritivo caldo de legumes. Junte-as e guarde no congelador até que você tenha o suficiente para fazer o caldo.

Geleia de casaca de frutas

Outra maneira engenhosa para assegurar que nada é desperdiçado é fazer geleia de cascas de maçã. A mesma idéia funciona com pontas de morangos e cascas de damasco.
Bebidas de pedaços de frutas

Alternativamente, cascas de maçã e abacaxi podem ser usados para fazer suco ou até mesmo ser adicionado a um chá. Folhas de morango também pode ser mergulhada em água a ferver quando você estiver fazendo uma bebida quente.

Cascas de Pepino, de melancia e outros pedaços de frutas podem ser infundido em água. Coloque-os em um copo de água e deixe descansar por uma hora antes de beber.
Vinagre de frutas

O vinagre de frutas mais conhecido é o vinagre de maçã, mas você sabia que você pode fazer uma vinagres de frutas com restos de outras frutas? Pêssegos, ameixas, nectarinas, peras, framboesas, amoras, cerejas, damascos, e caqui são todos grandes candidatos para vinagre de frutas caseiras e esta mistura é especialmente econômica quando você usa somente os restos de frutas (cascas e núcleos, bem como frutas passadas).

Coloque os restos da fruta em um frasco e preencha com vinho tinto ou branco. Deixe descansar por duas semanas para infundir antes de usar. Você pode usar essa mistura como um molho para salada ou marinada. Outra opção é usar vodka, rum ou conhaque como sua base para criar licores frutados.

Hidratante com restos de frutas

Dê a sua pele uma boa dose de vitaminas e antioxidantes, esfregando cascas de frutas pelo rosto. Para a pele oleosa, use cascas de cítricos (mas evitar os olhos) e enxágue após 15 minutos. Para a pele seca, as cascas de abacate, mamão, melão, pepino, melancia, kiwi, romã, e banana. Todas elas vão hidratar delicadamente sua pele depois de você deixá-la sob a pele por 30 minutos antes de enxaguar.

Faça vinagre

Acredita-se que o vinagre foi descoberto a partir de barris de vinho indevidamente fechados na Babilônia cerca de 5000 AC. Mas antes de jogá-los fora, eles foram usados para limpar, como condimento e até mesmo para tomar banho.

É fácil fazer o seu próprio vinagre de vinho e champanhe. Tudo que você precisa fazer é colocar o vinho velho em um frasco, cubra com uma gaze para proteger de insetos e poeira, e colocá-lo em um local fresco e escuro. A transição de vinho ao vinagre pode levar cerca de seis meses.

Cozinhe com ele

Porque o vinho age como um conservante, consumir o vinho ruim não vai deixá-lo doente e você ainda pode usá-lo para cozinhar. Ele funciona melhor com pratos que precisam ser cozidos por um longo período de tempo, como molhos.

Ossos

Nos dias de outrora, ossos de animais abatidos eram esculpidos e moldados para fazer ferramentas, arte e armas. Hoje em dia, os ossos ainda podem ser reutilizados.

Caldo de osso

Provavelmente a forma mais utilizadas para reaproveitar os ossos é para fazer caldos. Ossos que são cozidos por horas ou dias liberam uma grande quantidade de nutrientes, minerais e aminoácidos ao caldo. Uma grande fonte de proteínas, cálcio, fosfato, no  caldo de osso é muito bom para a saúde.

Farinha de osso

Rico em fósforo e cálcio, farinha de osso é um maravilhoso adubo orgânico para o solo. Farinha de osso é de ação lenta e precisa apenas ser reaplicado a cada quatro meses ou mais. Enquanto ele deve ser usado com com atenção, a farinha de osso é suave o suficiente para não queimar as suas plantas.

Fazer farinha de ossos caseiro é simples – ossos de animais precisam ser limpos, secos, e então esmagado em um pó fino.

Restos de pão

Armazene os restos de pães velhos no congelador até que você tenha uma boa quantidade. Depois descongele e coloque-os no forno com temperatura baixa.

Para fazer croutons, você pode colocar temperos  e ervas sobre os pães. Depois de torrados é só usá-lo em saladas.

Para farinha de rosca, corte os pedaços do pão em cubos e espalhe-as em uma assadeira. Asse até que estejam completamente torrados e crocante. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Esmague-os usando um processador de alimentos ou coloque os cubos em um saco de papel e amasse com um rolo de massa.

Compostagem

Graças a inovadores produtos no mercado, hoje é possível decompor naturalmente os seus resíduos alimentares em sua casa ou apartamento. Nas modernas composteiras é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados e cascas de ovo.

Outras dicas:

– cascas de tomate, núcleos e suco – Faça um molho de tomate.
– queijo seco e cascas de queijo – Use as partes secas do queijo para fazer um macarrão com queijo.
– café fresco – A sobra do café na garrafa pode ser usado para fazer café gelado ou até mesmo um pudim de café.
– borra de café – Use a borra do café no seu jardim ou até mesmo em vários tratamentos de beleza.
– gordura de bacon – Use gordura de bacon para fazer sebo e alimentar as aves durante o inverno.
– cascas de ovo – você pode tostá-las e fazer um pó para usar no jardim.
– cascas de melancia – Quando feitas em conserva, cascas de melancia são totalmente comestíveis.
– casca de batata – Asse as cascas de batatas até que fiquem crocantes, é um delicioso aperitivo.
– talos de brócolis – Os talos podem ser usados para fazer uma sopa deliciosa. Você também pode descascá-lo e usar o núcleo para um refogado.
– cascas de banana – precisa engraxar os seus sapatos? Amaciar a carne do jantar? Use uma casca de banana!

reciclagem-de-alimentos-orga%cc%82nicos-3

reciclagem-de-alimentos-orga%cc%82nicos-2

 

Clean water, organic food and waste recycling. Set of nature and organic icons in flat design, bio and environment concept on banners

Clean water, organic food and waste recycling. Set of nature and organic icons in flat design, bio and environment concept on banners




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *