Etapas da Reciclagem do Vidro e Resumo no Brasil


Processo de reciclagem do vidro

O processo de reciclagem de vidro envolve basicamente o processo de reciclagem genérico de recolher os materiais recicláveis​​, classificando-os por tipos, transformá-los em matérias-primas e fabricação de novos produtos usando essas matérias-primas recicladas.

No entanto, existem algumas variações em relação ao processo de reciclagem do vidro depois que os mesmos são coletados.

O vidro é classificado de acordo com sua cor. Isso porque diferentes produtos químicos são adicionados a diferentes resíduos de vidro colorido para produzir vidro reciclado da cor desejada.

Após a fase de classificação, o próximo estágio no processo de reciclagem do vidro envolve britagem e moagem dos resíduos de vidro em pedaços minúsculos.

A próxima etapa visa a remoção de contaminantes a partir dos minúsculos pedaços de vidro.

A sucata de vidro é passada através de um campo magnético, em que os contaminantes de metal, como tampas de garrafas de metal são removidas. Outros contaminantes, como papel e plástico são colhidas manualmente ou através de um processo automatizado.

Contaminantes de cerâmica são removidos, passando os minúsculos pedaços por várias telas.

Se, caso ficar algum resíduo de cerâmica no vidro a ser reciclado, isso pode causar defeito na estrutura na fabricação do vidro reciclado.

Com os minúsculos pedaços de vidro limpos e descontaminados, ele é então derretido. Podendo assim ser usado na fabricação de produtos de vidro reciclado, como garrafas, potes, vasos, etc.

Para produzir vidro reciclado com cor, o vidro deve passar pela descoloração no processo de reciclagem, seguido pelo tingimento.

O primeiro passo no processo de descoloração inclui oxidação do vidro derretido.

Para o vidro verde, é usado o óxido de manganês no processo de oxidação. Para o vidro castanho ou de cor âmbar, é adicionado o óxido de zinco. E para o vidro claro é adicionado o óxido de érbio e óxido de manganês para ajudar a limpar todas as cores do casco de vidro.

Alguns dos agentes de coloração mais vulgarmente utilizados para o tingimento de vidro reciclado incluem o bórax, o permanganato de potássio, óxido de zinco, óxido de érbio, carbonato de cobalto, óxido de neodímio, e dióxido de titânio.

Na última fase do processo de reciclagem de vidro, o vidro reciclado, colorido ou transparente, é então moldado nos diferentes produtos e serem vendidos no mercado.

Um ponto interessante sobre o processo de reciclagem do vidro é que o vidro pode ser reciclado quantas vezes for necessário, sem qualquer deterioração da qualidade.

O que faz a reciclagem de vidro ainda mais importante é que o vidro nunca se decompõe. Se descartado em aterros e incineradores, eles vão contribuir substancialmente para a poluição. Por isso, é particularmente importante enviar produtos de vidro indesejado para reciclagem.

Reciclagem de vidro imagens

Reciclagem de vidro imagem

Reciclagem de vidro fotos

Reciclagem de vidro




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *