Dicas de Reciclagem de Cartuchos e Toners

Como montar uma empresa de reciclagem de cartuchos

Pesquisas divulgadas recentemente apontam o  aumento da venda de impressoras jato de tinta, multifuncionais e até mesmo de impressoras a laser no mercado brasileiro. Mas devido ao alto preço dos cartuchos, a procura por lojas que reciclem o produto aumentou muito nos últimos anos.

A fim de reduzir o impacto dos milhões de cartuchos e toners jogados no lixo todos os anos, fazer a reciclagem de forma correta é uma forma de fornecer uma alternativa de proteger o futuro do nosso meio ambiente. Além de ser ambientalmente responsável, uma empresa de reciclagem de cartuchos e toners também ajuda a criar empregos que ajudam a suportar a economia.

Segue dicas de como montar uma reciclagem de cartuchos e toners:

– Na realidade as principais cidades brasileiras já existam algumas empresas bem estruturadas e com diversas filiais. Mas ainda existe espaço para lojas de reciclagem em forma de quiosques em galerias comerciais, pequenos shoppings centers ou mesmo em ruas de bom movimento.

– Na hora de escolher o local é importante considerar fatores como: área disponível do imóvel, custos do ponto comercial, IPTU, condomínio, aluguel e permissão legal para instalação do negócio.

– Também é preciso fazer uma consulta ao PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor.

– A estrutura ideal deve ter um espaço de cerca de 40m², com instalações elétricas e de comunicação. A área deve ser dividida em área de atendimento e vendas e um espaço para o laboratório de teste e recarga de cartuchos.

– O quadro ideal de funcionários para operar este tipo de negócio requer 4 pessoas, sendo: 2 atendentes e 2 técnicos de recarga.

– Os principais equipamentos utilizados no processo de recarga são: balança eletrônica de até 100 kg, computador e impressora para testes, testadores, espátula, extratores, maquina de limpeza de cartuchos, maquina de recarga, morsa para bancada, seringa 50 ml e verruma.

– As principais matérias primas consumidas no processo de recarga de cartucho são: clips de proteção, embalagens, etiquetas para vedação, fita de proteção, tinta e toner.

– O investimento necessário para abertura de uma loja de recarga de cartuchos irá variar segundo fatores tais como: equipamentos utilizados, tamanho do estoque de produtos destinados à revenda e da necessidade do pagamento de aluguel pelo ponto comercial.

Reciclagem de Cartuchos 3

Reciclagem de Cartuchos 2

Reciclagem de Cartuchos




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *