Definição de Resíduos Sólidos : Urbanos e de Saúde


Resíduos que poluem o meio ambiente

Tipos de resíduos sólidos

Os resíduos sólidos podem ser classificados em diferentes tipos de acordo com a sua origem :
a) Os resíduos domésticos são geralmente classificados como resíduos sólidos urbanos ,
b) resíduos industriais como resíduos perigosos , e
c ) Os resíduos biomédicos ou resíduos hospitalares como resíduos infecciosos .

Resíduos sólidos urbanos

Resíduos sólidos urbanos é composto de resíduos domésticos, construção e restos de demolição , resíduos de saneamento e resíduos de ruas. Este lixo é gerado principalmente a partir de complexos residenciais e comerciais. Com o aumento da urbanização e as mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares, a quantidade de resíduos sólidos urbanos tem aumentado rapidamente e sua composição tem mudado. Os aterros existentes não são bem equipados, ou bem geridos e não estão alinhados adequadamente para proteger contra a contaminação do solo e águas subterrâneas.

Lixo : os quatro grandes categorias

O lixo orgânico : restos de cozinha , legumes, flores, folhas, frutos.

Resíduos tóxicos: medicamentos antigos, tintas, produtos químicos, lâmpadas, latas de spray, de fertilizantes e recipientes de pesticidas, baterias.

Recicláveis : papel, vidro, metais, plásticos.

Contaminadas: resíduos hospitalares, como gazes sujas com sangue e outros fluidos corporais.

Ao longo dos últimos anos, o mercado de consumo tem crescido rapidamente levando a produtos sendo embalados em latas, folhas de alumínio, plástico, e outros artigos não biodegradáveis, que causam danos incalculável para o meio ambiente. Certos itens biodegradáveis também podem ser compostados e reutilizados. Na verdade o manuseio adequado dos resíduos biodegradáveis vai diminuir consideravelmente a carga de resíduos sólidos que cada cidade tem de enfrentar .

Existem diferentes categorias de resíduos gerados, cada um tem seu próprio tempo para degenerar.

– Lixo orgânico, como cascas de frutas e vegetais, restos de alimentos, etc. – uma semana ou duas
– Papel – 10-30 dias
– Tecido de algodão – 2-5 meses
– Madeira – 10-15 anos
– Artigos de lã – 1 ano
– Itens de estanho, alumínio, e outros metais, tais como latas – 100-500 anos
– Sacos de plástico – um milhão de anos
– Garrafas de vidro – indeterminado

Os resíduos perigosos

Os resíduos industriais e hospitalares é considerado perigoso , pois podem conter substâncias tóxicas. Certos tipos de resíduos domésticos também são perigosos. Os resíduos perigosos podem ser altamente tóxicos para os seres humanos, animais e plantas; são corrosivos, altamente inflamável ou explosivo, e reagem quando expostas a certas coisas, por exemplo gases.

Os resíduos domésticos que podem ser classificados como resíduos perigosos incluem baterias velhas, latas de tinta , medicamentos velhos e frascos de medicamentos.

Resíduos hospitalares contaminados por produtos químicos utilizados em hospitais é considerado perigoso. Estes produtos químicos incluem o formaldeído e fenóis, que são utilizadas como desinfetantes, e mercúrio, o qual é utilizado em termômetros ou equipamentos que medem a pressão sanguínea.

No setor industrial, os grandes geradores de resíduos perigosos são as indústrias de metais, químicos , papel, pesticidas, corantes, refino e produtos de borracha .

A exposição direta a produtos químicos em resíduos perigosos como o mercúrio e cianeto pode ser fatal.

Resíduos hospitalares

Lixo hospitalar é gerado durante o diagnóstico, tratamento ou imunização de seres humanos ou animais ou em atividades de investigação nestes domínios ou na produção ou ensaio de produtos biológicos. Pode incluir resíduos como gazes sujos de sangue, materiais descartáveis, resíduos anatômicos, culturas, medicamentos fora de uso, resíduos químicos, etc. Estes são na forma de seringas descartáveis, cotonetes, ataduras, fluidos corporais, excrementos humanos , etc. Estes são altamente infecciosa e pode ser uma séria ameaça para a saúde humana se não for gerida de forma correta. Estudos estimaram que em cerca de 4 kg de resíduos hospitalares gerados em um hospital pelo menos 1 kg estaria infectado.

Resíduos Sólidos 4

Resíduos Sólidos 3

Resíduos Sólidos 2

Birds at Dump C: PhotoDisc




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *