Coleta Seletiva de Lixo e Importância


Coleta seletiva vantagens ambientais e econômicas

Os resíduos sólidos urbanos comumente conhecidos como lixo. Geralmente consiste em papel, resíduos de jardim, metais, alimentos, madeira, vidro, plástico e materiais diversos. Alguns destes materiais são biodegradáveis, que se decompõem ao longo dos anos, enquanto que outros materiais, tais como vidro e plástico não são degradáveis.

A disposição correta do lixo é fundamental na manutenção de um ambiente mais limpo e também é crucial para a saúde pública.

Atualmente um dos principais problemas de resíduos sólidos urbanos é a emissão de gases de efeito estufa. E a gestão adequada dos resíduos e redução do volume de resíduos pode diminuir as emissões de gases de efeito estufa e poluição do ar. Destinar os resíduos de aterros sanitários através da reciclagem e outros procedimentos de gestão de resíduos reduz a missão de metano e de dióxido de carbono.

Descartar o lixo de forma adequada também reduz a probabilidade de contaminação da água e do solo com produtos químicos ou microorganismos. As pessoas que vivem perto de aterros são expostos a gases tóxicos e são suscetíveis ao câncer de pulmão , câncer de bexiga e leucemia. Medidas de gestão de aterros sanitários e alternativas adequadas , tais como a reciclagem pode reduzir esses efeitos adversos à saúde.

Hoje a maioria das cidades brasileiras conta com a coleta seletiva, que é o recolhimento de materiais que podem ser reaproveitados. Entre eles estão: metais, vidros, papéis e plástico.

O material recolhido através da coleta seletiva ou ecoponto é direcionado para unidades específicas que separam de acordo com a sua propriedade e a forma de reaproveitamento.

O trabalho de coleta seletiva visa resolver o problema de acúmulo de lixo nos aterros sanitários e centros urbanos, trazendo assim vantagens ambientais e econômicas.
Estratégias de eliminação de lixo, como a reciclagem e reutilização reduzem a demanda por energia. A energia conservada no processo pode ser usada para outros fins úteis.

Coleta Seletiva de Lixo 4

Coleta Seletiva de Lixo 3

Coleta Seletiva de Lixo 2

Coleta Seletiva de Lixo




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *